sexta-feira, 19 de junho de 2009

7 filmes que mudaram minha vida.

Me pediram pra fazer uma lista dos filmes que eu mais gosto. Não são as maiores produções de Hollywood, mas são os mais importantes pra mim.

Em primeiro lugar, coloco não um, mas três! A saga de O Poderoso Chefão" é uma obra prima de Coppola.


Destaque é claro para o primeiro, com o mestre Marlon Brando como Don Vito Corleone.


Ainda com Al Pacino, Robert de Niro e Andy Garcia na saga, somada uma grande história por filme, faz com que todos os três filmes sejam obrigatórios. Um clássico.






Em segundo lugar, vem o filme que mudou meu jeito de ver o mundo. "Clube da Luta" é um filme cru e feio, com ambientes sombrios em lugares sujos e cheios de sangue no chão. Edward Norton como louco desesperado por um sentido na vida e Brad Pitt como o alter-ego maléfico criado por Norton para sair da vida pacata se encaixam com perfeição em uma mistura de humor negro, crítica social, suspense e lutas recheadas de sangue



O terceiro lugar no pódium eu dou para um filme totalmente fora do meu estilo. "Encontros e Desencontros", de Sofia Coppola, é um filme diferente de todos os romances que se vê por ai. Não tem piadas bobas e coisas impossíveis que só acontecem em comédias românticas. Bill Murray traz seu humor simples e suas caras e linguagens corporais incomparáveis. Scarlett Johanson traz sua beleza simples de quem iniciava a subida na ladeira dos grandes astros. Com um humor inteligente e um único beijo, esse é um filme de romance decente, ao contrário de comédias romanticas pastelão, que saem aos montes todo ano.



O quarto lugar vai para outra obra prima de Francis-Ford Coppola. "Apocalypse Now" é um filme de dar medo.


Martin Sheen é um soldado na guerra do Vietnã que recebe a desagradável missão de subir o rio até Laos e prender o desertor Marlon Brando.


Durante o filme, os horrores da guerra e os soldados ficando cada vez mais loucos dão ao filme o ar apocalíptico que era visto na guerra real.


Com um humor negro e ácido implícito em diversas conversas, é impossível não gostar desse filme.


Em quinto lugar, o outro clássico da máfia estrelado por Al Pacino. "Scarface", de Brian de Palma, é um filme de tirar o fôlego. Al Pacino no papel de um cubano revoltado que deseja se tornar milionário a qualquer custo está impecável. Cheio de sangue e intrigas mafiosas, é um espetáculo a parte para quem gosta de filmes sobre máfias e conspirações.


Em sexto coloco eu gosto de deixar em aberto porque sempre tem um que eu esqueço. Mas me lembro de"Rain Man". Dustin Hoffman provou ser o grande ator que é no papel desse autista solitário que conhece o irmão vivido por Tom Cruise.


Cruise é um bom ator, mas passa até meio despercebercebido ao lado de um Hoffman genial.



Em sétimo, "Poder Além da Vida" é um filme comovente. A história baseada no bes-seller "Peaceful Warrior" conta a recuperação física e psicológica de um ginásta acidentado. Com Scott Mihelhi...um sobrenome impronunciável e Nick Nolte, o filme é daqueles de deixar você abalado por dias.

3 comentários:

  1. Isso ficou feio heim!!
    Que formatação péssima!

    A lista tem cara de ser boa...vou começar com o 3º!

    ResponderExcluir
  2. Eu ia começar com o 3º, mas já vi Scarface e um dos filmes de O Poderoso Chefão...faltam alguns!!

    ResponderExcluir
  3. Agora faltam poucos dessa lista...
    Demorei muito mas vou ver todos. =P

    ResponderExcluir